Em quem você espera? Onde está a sua base?
Em quem você espera? Qual é o seu refrigério? Onde está sedimentada a sua base? "Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias: correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" (Is 40.30-31). Esse é um texto bíblico que me traz sempre a lembrança de um programa bíblico da Igreja Batista Missionária da Amazônia que ouvia pelo rádio, nos anos de 1976 e 1977, na minha adolescência. O pastor, de forma solene, sempre concluía o programa com a leitura desses dois versículos bíblicos.
São mais de quarenta anos, quase uma vida. O tempo já decorrido é grande. Muitas coisas – ora boas, ora ruins – me aconteceram, mas eu não me esqueci dele. O tempo passou, mas esse texto lindo e, para mim, de clareza cristalina como o sol do meio dia tem-me servido de refrigério nas horas de ansiedade, nas horas de angústias, que me têm sido muitas ao longo da vida. Que a Bíblia, santa e bendita Palavra de Deus, continue sendo o meu refrigério!
Ser crente não nos isenta de aflições e sofrimentos na vida. Constitui erro grosseiro pensar que o crente está livre disso, como erro maior ainda, penso, é ensinar tais coisas, pois não há base bíblica para tal ensino. Vamos à Bíblia e a tenhamos como regra de fé e prática! Olho para a vida de grandes homens da Bíblia – como, por exemplo, Davi e Salomão – e vejo o quanto pecaram, o quão fracos e miseráveis humanamente falando eles foram. Foram gigantes de pés de barro, figura bastante conhecida.
Esse aspecto, o lado sombrio e sedimentado em areia movediça da vida humana, é assustador e desesperador, não se pode negar. A realidade cruel da fraqueza e da miséria humanas nos amedronta. A Bíblia, porém, é o refrigério, é a base sedimentada na rocha. E ela diz enfaticamente: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas” (Sl 34.19). E mais: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33). Isso me basta!
Usei propositadamente a edição revista e corrigida (RC) da tradução de João Ferreira de Almeida da Bíblia. Não porque ela seja melhor do que as outras versões, mas porque era ela, com os verbos do primeiro texto no futuro do presente, a versão usada pelo pastor e apresentador do programa bíblico citado. Não me lembro do nome dele, só sei que era da Igreja Batista Missionária da Amazônia. Jamais me esqueci nem me esquecerei, contudo, da sua mensagem! Aleluia! Louvado seja Deus! Que Deus abençoe sua vida! A propósito, em quem você espera? Qual o seu refrigério? Onde está sedimentada a sua base?...
Enviado por Valdinar Monteiro de Souza em 18/08/2025
Alterado em 18/08/2025